Chegamos lá às 09h50min, lá nós alunos monitores (Samara, Matheus, e Bruna) fomos recebidos com um café da manhã de 20 min. Após isso fomos ao auditório assistir
a 1ª parte da palestra com os palestrantes chamados Cizo e Alex. Cizo é o produtor de luz aquele que cuida de tudo na iluminação no palco. Alex é o diretor de palco aquele que é responsável por tudo que tem no palco, as cortinas a produção da peça.
Durante a 1ª palestra, a mestre de cerimônias Joseane Alves chamou a Sueli que carregava um fantoche de nome Well e Maria também com um fantoche, a Pérola, que foram andando no auditório, falando com as pessoas que tinham perguntas para Alex e Cizo.
Após a 1ª parte fomos ao intervalo de 15min. Depois ao entrar, ganhamos uma apostila com uma caderneta para anotar as coisas mais importantes. Na 2ª parte da palestra Well traz uma mulher chamada Cremilda que diz ser um mestre de cerimônias, só que ela não tinha postura de um mestre, então ela foi embora e Fernanda Caliu chegou que é um mestre de cerimônias de verdade que trabalha no planetário do Ibirapuera, é secretária do meio ambiente e apresentou a 2ª parte da palestra. Comentou como os alunos podem se transformar em um (a) mestre de cerimônias juvenil.
Explicou que um cerimonial é um conjunto de formalidades entre autoridades nacionais e estrangeiras, a serem seguidas durante um ato solene ou festa pública.
Comentou que um bom mestre de cerimônias tem que ter bom senso, boa organização, boa vontade, ser responsável pela condução, ser discreto, ter uma pronuncia correta, boa dicção, e ter uma postura correta de um mestre.
No roteiro de um mestre tem que ter as visitas de autoridades, anunciar o painel, tema e etc.
Explicou que cerimonial é igual a etiqueta porque um cerimonial tem que ter etiqueta para falar melhor, se vestir melhor e ter uma boa postura.
Dicas para falar melhor:
• Seja você mesmo
• Pronuncie bem as palavras sem exagero
• Falar com uma boa intensidade
• Ter postura sempre de pé e estar atento a tudo a volta.
Comentou que sempre tem de estar com o rosto à mostra, se vestir com roupa social e de preferência com cor escura para não chamar atenção do público, estar sempre formal e ter uma respiração correta.
Nem sempre um mestre de cerimônias tem um ajudante no palco.
Eu achei esse evento muito interessante porque um vou começar a aprender a falar em público sem ter vergonha e deixar de ser tímida.
Texto escrito por: Samara no dia 25/08/2010