sexta-feira, 6 de agosto de 2010



Itaú cultural
Emoção Art.ficial 5.0


No dia 30/07/10 os alunos do 8º ano e nós alunos monitores, fomos a uma exposição de arte cibernética. Quando chegamos lá fomos divididos em dois grupos,

cada grupo com um educador e cada um para um lado da exposição, veja algumas obras de artes que nós observamos:
A exposição é sobre autonomia cibernética, as obras percebem a nossa presença a partir de sensores e reagem de diferentes modos como, por exemplo: movimentos e sombras.

A obra Bion criada por Adam Brown e Andew H. Fagg (Estados Unidos, 2006) são fios pendurados com sensores em forma de controle de video game transparentes com duas luzes azuis que reagem com a presença de pessoas, primeiro elas piscam depois
permanecem acesas ou totalmente apagadas de acordo com a locomoção dos visitantes também emitem sons.


Prosthetic Head criado por Stelarc (Austrália, 2003) ao entrar numa sala escura nós vimos à imagem projetada apenas o rosto de um homem (o artista que criou a obra), havia um teclado onde nós digitávamos perguntas em inglês e ele respondia também em inglês. Ensinamos a eles algumas palavras em português, ele falou mas de forma estranha.
O Metacampo criado por SCIARTS (Brasil, 2010) é um tipo de jardim artificial em que uma biruta,
que está do lado de fora do prédio capta o movimento do vento do próprio lugar onde um aparelho com um ventilador dentro faz os movimentos do vento de acordo com o que está fazendo do lado de fora. O lugar onde a obra está às paredes são todas de espelhos e quando nós olhamos temos impressão que o campo é infinito.

Hysterical Machines criado por Bill Vorn (Canadá, 2006) é um tipo de robô, que quando percebem que alguém está se mexendo, começam a se mover com movimentos brutos e luzes com efeitos que piscam e chamam a nossa atenção. Dá até medo de passar perto deles.


Silent Barrage criado por Symbiotica (Austrália – Estados Unidos, 2008-2009) - É um tipo de robô que se mexem ao longo de várias colunas. No topo de cada coluna existe uma câmera que manda imagens para os EUA para os cientistas. Quando passamos entre as colunas estimulamos neurônios que fazem com que eles comecem a se locomover com discos giratórios que sobem e descem.

Projeto Amoreiras criada por Grupo Poéticas Digitais (Brasil, 2010) É um projeto que fica do lado de fora do prédio do Itaú Cultural com cinco pés de amoreiras. Dentro dos vasos existe um aparelho que move o galho quando a poluição sonora e ambiental está muito alta. Sem vento nenhum os galhos começam a se locomover fazendo as pessoas perceberem o movimento.







Ballet digitallique criada por Lali Krotoszynski é um aparelho pega sua sombra de uma pessoa e depois de alguns dias essa sombras vão para um projetor que fazem elas virarem verdadeiras bailarinas.









Autoportrait criado por Robotlab (Alemanha, 2002) é um robô que escaneia o rosto de uma pessoa e desenha sua imagem em um quadro. Quando acaba de desenhar ele pega o quadro e mostra para o público. Tudo isso de forma autônoma, sem que ninguém esteja manipulando. Depois ele apaga a imagem.





Caracolomobile criada por Tânia fraga (Brasil, 2010) é uma obra que estava pendurada no teto, que captava o pensamento de uma pessoa que refletia seus pensamentos em um espelho. Isso tudo funcionava por um equipamento que estava em sua na cabeça.


Participar dessa exposição como imprensa jovem, é muito diferente de que participar como um aluno nós temos muito mais responsabilidade, olhamos as coisas de outra forma. Tem que ter muito mais atenção com o que o educador está explicando para depois produzir um texto com todo o grupo.
















Para ter mais informações entre no link: www.emocaoartficial.org.br/pt/artistas-e-obras/emocao-5-0/

Texto escrito por Samara, Bruna e Matheus (alunos monitores/imprensa jovem).
Fotos:  Samara, Leonardo, Mateus, Gabriel e Stefany

2 comentários:

  1. Meninos, ter a oportunidade de coordenar um grupo como este me enche de orgulho e alegria!
    Parabéns a todos pela dedicação e desempenho em mais este evento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dizer que foi um prazer levá-los a exposição no Itaucultural, foi muito proveitosa, todos os alunos gostaram e a publicação do texto de vocês está maravilhosa!
    Bjs

    Prof Cássia

    ResponderExcluir